Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Semana do Alistamento eleitoral tem início na próxima segunda-feira

    Antecipar o alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 18 anos e diminuir a procurar nos cartórios eleitorais nos últimos dias que antecedem o fim do cadastro, em 07 de maio, são os principais objetivos da Semana Nacional do Alistamento Eleitoral. Em sua segunda edição, o evento vai de 17 a 21 de fevereiro e é capitaneado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país.

    Em Maceió, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) programou palestras em instituições de ensino públicas e particulares, visando esclarecer os jovens sobre a importância do voto e de fazer parte do processo político-democrático. As palestras fazem parte do Programa Eleitor Jovem, voltado aos jovens entre 16 e 17 anos.

    Na próxima segunda-feira (17), às 15h, a ação acontecerá na Escola Estadual Professor José da Silva Camerino, localizada no Centro de Pesquisas Aplicadas (Cepa), Farol. Temas como Lei da Ficha Limpa e crimes eleitorais também serão abordados pelo desembargador eleitoral Luciano Guimarães, diretor da EJE e responsável pelas palestras.

    A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), especialmente preocupada com as ações que serão desenvolvidas pelos juízes eleitorais do interior, emitiu um ofício recomendando a realização de eventos voltados ao chamamento antecipado dos jovens, através de ações de divulgação, para que os futuros eleitores efetivem suas primeiras inscrições eleitorais.

    “Nosso objetivo é alcançar um resultado por demais expressivo e por isso estamos passando as orientações aos cartórios do interior. Esse chamamento, ao mesmo tempo em que tem o potencial de diminuir o quantitativo de eleitores que costumeiramente são atendidos durante as semanas finais do alistamento, levará a um incremento da demanda ordinária de serviços nos cartórios, e por isso todos devem estar preparados”, esclareceu o corregedor regional eleitoral, desembargador Sebastião Costa Filho.

    Locais de atendimento em Maceió e no interior

    Para fazer o alistamento eleitoral, é preciso se dirigir ao Fórum Central de Maceió, no Farol, ou a qualquer cartório eleitoral do interior. De segunda à sexta-feira, o horário de atendimento é de 7h30 às 13h30 e é preciso levar: documento de identificação oficial com foto (pode ser identidade ou carteira de trabalho) e comprovante de residência (no caso dos menores, pode ser do responsável). Para os homens maiores de 18 anos, é preciso levar a comprovação do serviço militar.

    “Dia de alistamento eleitoral é todo dia, mas a Justiça Eleitoral está preocupada em alertar os jovens de sua importante participação no fortalecimento da democracia, exercendo o direito de votar. Além disso, queremos evitar que um grande número de pessoas nos procure nos últimos dias antes do fechamento do cadastro, que é 07 de maio”, alertou a diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Maria Celina Bravo.

    (FGB)

    • Publicações1059
    • Seguidores284367
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/semana-do-alistamento-eleitoral-tem-inicio-na-proxima-segunda-feira/113101529

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)