Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Corregedoria Eleitoral divulga os números das propagandas eleitorais irregulares em Alagoas

    A Corregedoria Regional Eleitoral de Alagoas divulgou o levantamento estatístico das ocorrências (autos de constatação e apreensões) de propaganda eleitoral antecipada ou irregular verificadas em todo o Estado até o dia 23.10.2010. Tais ocorrências foram compiladas a partir dos dados oferecidos pelos Juízes das Zonas Eleitorais e pelos Juízes membros da Comissão de Repressão aos Delitos Eleitorais ao Corregedor Regional Eleitoral, Juiz Federal Raimundo Alves de Campos Júnior.

    É o seguinte o quadro de estatística das ocorrências:

    Natureza da Propaganda Irregular

    Número

    Propaganda irregular às margens de vias públicas.

    651

    Que perturbe o sossego público, com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos.

    35

    Instalação e o uso de alto-falantes ou amplificadores de som em distância inferior a 200 metros (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º, I a III)

    6

    Em bens cujo uso dependa da cessão ou permissão do poder público, nos bens de uso comum e nos locais de livre acesso à população, bem como em árvores e jardins localizados em áreas públicas.

    420

    Que implique oferecimento, promessa ou solicitação de dinheiro, dádiva, rifa, sorteio ou vantagem de qualquer natureza

    3

    Colocação de placas, cartazes ou outro tipo de propaganda eleitoral em bens particulares, em tamanho, características ou quantidade que possa configurar uso indevido.

    57

    Cavaletes, bonecos e mesas de distribuição de material em horário indevido ou que dificultem o trânsito de pedestres.

    127

    Fixação de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições que excedam 4m2 (quatro metros quadrados).

    91

    Total

    1390

    Segundo o Juiz Corregedor do TRE-AL, “esse número, que já é bastante elevado (1390), tende a crescer na medida em que se aproxima o 2º Turno, quando, infelizmente, ainda são afixadas novas propagandas eleitorais irregulares, principalmente às margens das rodovias e em local de acesso a público (pontos comerciais, por exemplo)”. Ele esclarece, contudo, que o TRE-AL está atento para inibir qualquer propaganda que desrespeite a legislação e que as multas a serem impostas variam entre R$ 2 mil e R$ 8 mil.

    Por último, reafirma o Corregedor Regional Eleitoral que “a Justiça Eleitoral tem por objetivo primordial a realização de eleições com qualidade, transparência, segurança, rapidez, funcionalidade e eficiência, o que é de fundamental importância para o constante aperfeiçoamento do processo democrático”.

    • Publicações1059
    • Seguidores284367
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedoria-eleitoral-divulga-os-numeros-das-propagandas-eleitorais-irregulares-em-alagoas/2442029

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)